terça-feira, 7 de junho de 2011

ALZHEIMER


Exercício físico reduz em quase 34% o risco da manifestação da doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): a previsão é que em 2040 o número de portadores da doença de Alzheimer pode chegar a 81 milhões.

O que é Alzheimer?

Doença neurológica degenerativa que apresenta sinas de perda de memória, alterações comportamentais e incapacidade para realizar atividades diárias, descoberta por Alois Alzheimer em 1901.

Como identificar um portador de Alzheimer?

O diagnóstico ainda é difícil pelo fato de ser confundida com outras doenças e por ser encarada como um processo natural do envelhecimento.

Identificando sinais que indicam a probabilidade da doença:

No estágio inicial, o paciente começa a apresentar dificuldades de tomar decisões, desorientação de tempo e espaço, perda da memória recente, desinteresse por atividades que antes eram prazerosas; nos estágios mais avançados, confusão mental, agitação, incontinência urinária...

Como prevenir?

Pesquisas recentes feita pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, apontam que a atividade física reduz em 34% o risco de manifestação da doença. Uma das causas dos benefícios do exercício físico é estimular o sistema vascular liberando substâncias químicas no cérebro, embora não existam estudos sobre como ocorrem esses estímulos, inúmeras pesquisas comprovam os benefícios dos exercícios físicos como prevenção da doença.


Portanto, para se ter um desenvolvimento saudável na velhice é imprescindível uma boa alimentação, exercícios físicos e evitar o uso excessivo de medicação, principalmente a auto-medicação, apontados por alguns cientistas, como uma das causas, do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário