sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ALIMENTAÇÃO CERTA, VIDA LONGA


Comidas podem ser venenos ou remédios, a ciência nessa área está muito avançada, que gordura bloqueia as artérias e carne vermelha em excesso é ruim para o coração, e que carboidratos hoje são a maior preocupação para quem deseja emagrecer e manter níveis de saúde elevados, já é de conhecimento geral a muito tempo. Ingerir frutas, verduras e legumes, é sempre bom para a saúde e isso também não é novidade.

O que existe de novo são alimentos que funcionam como verdadeiros remédios e não apenas nutrientes. Novos artigos científicos nos mostram que com essa dieta baseada nesses alimentos considerados remédios podem reduzir drasticamente ( em mais de 75%) o risco de se contrair câncer e problemas cardíacos diversos, obviamente somente no caso de pessoas que não fumam e praticam atividades físicas regulares.

Michael Roizen, médico americano e fundador do RealAge Institute que estuda saúde e metabolismo humano, acredita que uma boa dieta pode rejuvenescer uma pessoa em até vinte anos. Roizen é autor do livro Idade Verdadeira, que vendeu mais de 3,5 milhões de cópias e foi traduzido em 22 idiomas. Ele desenvolveu cálculos que levam em conta dados epidemiológicos e estatísticas de longevidade, obtendo assim uma taxa de risco para calcular o peso dos hábitos alimentares sobre a saúde o indivíduo. Dependendo desse resultado, esse indivíduo pode estar em contato com doenças mais facilmente, ou doenças relacionadas a idade real apresentada, conceito este desenvolvido pelo médico, que independe da cronologia. Ao longo de cinco anos, Roizen e sua equipe examinaram 25 000 estudos científicos relacionados a hábitos alimentares, saúde e longevidade. Sua conclusão: "De todos os fatores que afetam o envelhecimento, a dieta é o mais importante".

Nenhum comentário:

Postar um comentário