quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO NO TREINAMENTO


O descanso é planejado para haver a recuperação ideal permitindo que nosso organismo recupere as “forças” e assim possamos progredir.

Negligenciar o “descanso” é um dos principais erros que encontramos, principalmente quando avaliamos os corredores mais experientes. Muitos (principalmente os que treinam por conta própria), apesar de possuírem uma grande bagagem, não aceitam ficar sequer um dia sem treinar. Para alguns treinar faz parte de sua vida social, é um habito tão forte e antigo, que mesmo quando não podem treinar, acabam por ir ao local de treino encontrar os amigos e companheiros de corrida. O hábito de correr, de se movimentar, é muito bom para nossa saúde física e mental, não sou contra, mas o que não se pode fazer é sobrepor a saúde pelo exagero. O corpo deve e precisa ter o seu merecido descanso, para que assim possa estar “inteiro e pronto” para o próximo treino.

Outro perfil de corredor que não aceita bem o descanso, são os atletas “afobados”, estes são aqueles que querem que tudo aconteça na mesma hora e tem a filosofia do quanto mais, melhor. É importante entender que nem sempre o “muito” é melhor. Pelo contrário, na corrida, por ser uma atividade de impacto e grande esforço repetitivo, a diminuição do volume e o descanso, devem fazer parte do planejamento e encarados como tão importantes quanto às atividades específicas. Nossa maquina trabalha em ciclos, e para atingir seu ápice, temos que respeitar as variáveis - estímulo e recuperação – que são as bases gerais de nosso ciclo. Só estímulo pode fazer nosso “motor fundir”, assim como ocorrem com os carros.

O descanso é planejado para haver a recuperação ideal permitindo que nosso organismo recupere as “forças” e assim possamos progredir na melhora do condicionamento físico geral. Caso não ocorra o descanso previsto, o corredor começa a entrar em declínio de condicionamento e estresse físico, aumentando assim sua predisposição para lesões. Pode haver um comprometimento da qualidade do sono, irritabilidade, perda temporária da libido, apatia, dentre outras reações negativas e prejudiciais a saúde e ao rendimento profissional.

Vale lembrar que o descanso faz parte de seu treinamento, sendo calculado de acordo com os estímulos realizados durante o treino em conformidade com a fase do treinamento. Sempre a prescrição dos treinamentos, assim como o seu planejamento, deve ser feito por um profissional de Educação Física, pessoa qualificada para tal atividade. Existem muitos corredores que se intitulam professores, mas sem terem a formação em Educação Física, que passam treinos sem critério ou conhecimento algum, se baseando apenas em suas experiências individuais. Este tipo de prescrição é de extremo risco, pois sabemos que cada ser humano reage aos estímulos de uma maneira e não existe receita de bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário